Pular para o conteúdo principal

Minha primeira cirurgia!!!


Boa noite meninas!!!

Em 2014 já começei a sentir as dores da Endometriose. A principal foi a dispareunia, que é a dor na relação sexual (vou fazer um post exclusivo sobre esse tema).

Resolvi fazer a videolaparoscopia aqui na Suíça. Porque não no Brasil?? Pela comodidade, o fato de estar morando aqui, e também porque meu convênio cobriria; no Brasil eu estava sem convênio.

Até então nunca havia passado por nenhum procedimento cirúrgico, foi tudo muito rápido, eu passei por um ginecologista que confirmou ser caso cirúrgico e encaminhou minha ficha para o hospital, dois dias depois a cururgia estava agendada e uma semana depois já estava operando. Eu queria desistir, porque estava com medo, mas como foi tudo muito rápido, nem tive tempo pra isso.

Dois dias antes da cirurgia fiz um exame de sangue e uma consulta com a anestesista. Lá estava eu prontinha para minha primeira vídeo, com muitas expectativas claro, eu me lembro daquele médico do Brasil que me dizia, essa cirurgia vai tirar tudo o que você tiver de errado, cistos, focos de endometriose e você vai ficar limpinha. Ótimo!!! Vamos lá!!! Estou ansiosa por isso!!!

O que é?

Laparoscopia: exame endoscópico da cavidade abdominal, realizado sob anestesia geral e após insuflação do abdome com um gás inerte. Durante a cirurgia são realizadas pequenas incisões cirúrgicas no abdômen, isso permite que o cirurgião introduza o laparoscópio, pequenos instrumentos cirúrgicos (pinças) e um tubo. Após a cirurgia, o gás é retirado do abdômen e as pequenas incisões cirúrgicas são suturadas. Geralmente a alta hospitalar pode ser dada no mesmo dia ou no dia seguinte ao procedimento cirúrgico.

Histeroscopia: exame endoscópico da cavidade uterina e do canal cervical, porcedimento simples que pode ser realizado sem anestesia e no ambulatório.
Laparoscopia



Histeroscopia
No dia 1.9.2014 eu fiz estes dois procedimentos, acordei da anestesia com muito sono, e a primeira coisa que fiz foi olhar minha barriga, pra saber se precisaram ou não abri-la, rsrsrs (ué eles avisaram que poderia ser necessário e eu assinei um termo autorizando). Mas graças á Deus não precisou, estavam lá apenas os 3 furinhos. Logo fui acordando, a enfermeira não tinha muita paciência e me pediu para levantar, disse que era necessário, eu mal conseguia abrir os olhos rs, mas fiz o que ela pediu e na mesma hora eu vomitei, aiii que raiva odeio isso, esperei uns minutinho e tentei novamente, consegui e fui até o banheiro, lá a enfermeira retirou a minha sonda, em pé mesmo no banheiro, sem frescura.

O Diagnóstico

Eu toda feliz e ansiosa esperando pela médica pra saber como foi, não demorou muito ela apareceu com más noticias:

-Juliana, infelizmente nós não conseguimos tirar toda a endometriose, porque ela esta num lugar de difícil acesso (retrocervical, atrás do colo do útero) e constatamos que a suas trompas estão bloqueadas, o contraste injetado não passou. Se quiser engravidar, somente com a fertilização.

Não é possível!!! Tem algo de errado com esse diagnóstico!!! Será que estamos entendendo mesmo o que ela esta dizendo??? Tenho um exame feito há 8 meses me dizendo que as trompas estão abertas!!
Não conseguiu tirar a endometriose???? Oi??Como assim?? Mas pra que eu me submeti a um procedimento cirúrgico então??? O mínimo que eu esperava era que tivessem tirado o que estava me causando dor.

Esse foi meu diagnóstico, tentei não me desesperar, sou uma pessoa calma. Mas naquele momento eu estava totalmente frustrada, muito decepcionada com o diagnóstico. Foi péssimo acordar de uma cirurgia com essas "novidades". Não entrava na minha cabeça o fato de que as trompas haviam se fechado em meses, por essa eu não esperava.  E a endo continuava ali.

Eles fizeram a biópsia e confirmaram uma endometriose de grau II e III. (Leve e moderadada)

A Recuperação

Eu sai do hospital no dia seguinte, não estava com dores, aliás, não precisei tomar nenhum remédio depois da cirurgia. Em alguns dias estava recuperada, o ruim era o gás que foi injetado no abdômen, ele demorou uns dias para sair e a sensação que me dava era de que meus órgãos estavam todos soltos, conforme eu me mexia sentia eles se mexendo também, não causava dor mas era estranho né e bem desconfortável. Não tive que retornar para tirar os pontos porque foram colados, adorei essa parte, quase não ficou cicatriz. Logo voltei a minha rotina, o que eu faria depois ainda não sabia...precisava de tempo para me recuperar e pensar com calma.

O Tratamento:

Tomar o remédio Visanne na Suíça (Allurene no Brasil) é um repositor hormonal que inibe a produção do estrógeno no endométrio.
E procurar uma clínica de reprodução humana quando quisesse ter um bebê.

Na época não fiz nenhum dos dois. 🙈

Eu só pensava que talvez tenha sido uma péssima escolha ter feito a cirurgia fora do meu país!!! Não cheguei a me arrepender, ela serviu como confirmação do diagnóstico e também vimos que não era nada maligno. Então somente agradeci á Deus, afinal eu fui bem tratada e me recuperei super bem!!!

Três meses depois, eu voltei ao Brasil e refiz o ultrassom transvaginal, tive a confirmação de que os cistos ainda estavam nos ovários, mesmo após a cirurgia, constatei que realmente eles não tiraram nada. Somente fizeram uma cirurgia diagnóstica.

(não tenho fotos da primeira cirurgia, mas da segunda sim e vou postar).

Como foi a cirurgia de vocês?? Deixem nos comentários

Comentários

  1. Anciosa para o próximo capítulo !!! Muito bom aprender sobre o assunto. 😍😘

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm estou ansiosa pelo próximo capítulo..muito bom conhecer a fundo esse assunto com quem passou pela experiência literalmente

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exames que diagnosticaram a endometriose!

Boa tarde meninas!!! Depois da desconfiança dos endometriomas, chegou a hora de retornar ao Brasil e repetir o exame. Troquei de médico, não sei se foi boa idéia rs (encontrei um bem doido). ● Repeti o ultrassom pélvico (transvaginal), nove meses depois do primeiro e o resultado continuava dando sugestão de endometriomas. ● Para complementar o diagnóstico, o médico me pediu um exame chamado CA 125. O que é o CA 125? É um exame de sangue. O valor de referência tem que ser inferior a 35,0 UI/ml. O resultado do meu deu alteradissimo 100, 3 UI/ml 😣⬇. "CA - 125  (cancer antigen  125 ) é um marcador tumoral que se mede no sangue podendo estar presente em alguns tipos de câncer, todavia não é específico, estando relacionado com outras enfermidades (cirrose, endometriose, hepatite, pancreatite, cistos no ovário)ou até mesmo presente em pessoas sadias." Juntando esses dois (ultrassom e CA 125) ele me deu o diagnóstico: SIM, você tem endometriose!! São cistos nos ovár

Pós operatório da videolaparoscopia - Endometriose!!!

Boa tarde meninas!!! Como correu tudo bem na minha cirurgia eu tive alta no mesmo dia, graças a Deus à noite já estava em casa. Os primeiros dias Assim que cheguei do hospital comecei a caminhar dentro de casa para ajudar eliminar o gás. Eu revezava em deitar e caminhar rs... No primeiro dia tomei banho com o curativo. Como??? Existe um curativo pós operatório impermeável, então meninas não sofram tentando colocar papel filme, plástico, durex, etc...vende na farmácia mesmo. Assim você consegue tomar seu banho sem se preocupar, pode molhar á vontade. Eu tirei os curativos dois dias após a cirurgia, meus pontos eram colados, a própria cola acabou protegendo o corte, eu apenas secava bem após o banho. Tive um pouco de sangramento nos primeiros dias, como se fosse uma menstruação. E meu intestino só voltou a funcionar 4 dias após a cirurgia (depois dos laxantes, natural que demorasse um pouco para voltar ao normal) Redobrei o cuidado na hora de dormir, fiz um esforço e dormi

Pesquisa de Endometriose Profunda (com preparo intestinal)

Boa tarde meninas!!! Hoje eu vim falar sobre o exame de ultrassom pélvico. Mas não aquele básico, um especial. O nome dele é Pesquisa de Endometriose Profunda, com preparo intestinal. Que nome grande né?! Eu já fiz duas vezes, as duas no ano passado, uma no inicio e uma no final do ano. O que é? É uma ultrassonografia muito detalhada, como o próprio nome diz, ele vai pesquisar os focos da endometriose. É realizado via transvaginal e abdominal. É necessário um preparo intestinal no dia anterior (laxantes), para proporcionar uma melhor visibilidade e garantir a eficácia do exame. "A ultrassonografia transvaginal apresenta sensibilidade e especificidade superiores à ressonância magnética, principalmente para lesões acometendo o retossigmóide." Como é feito? No dia anterior do exame é feito o preparo intestinal com Dulcolax (laxante). Eu tomei 4 comprimidos, um após o almoço, dois a noite e um pela manhã. Dia de rainha "no trono", eu tive um pouco de cólic