Pular para o conteúdo principal

Exames que diagnosticaram a endometriose!

Boa tarde meninas!!!

Depois da desconfiança dos endometriomas, chegou a hora de retornar ao Brasil e repetir o exame. Troquei de médico, não sei se foi boa idéia rs (encontrei um bem doido).

● Repeti o ultrassom pélvico (transvaginal), nove meses depois do primeiro e o resultado continuava dando sugestão de endometriomas.


● Para complementar o diagnóstico, o médico me pediu um exame chamado CA 125. O que é o CA 125? É um exame de sangue. O valor de referência tem que ser inferior a 35,0 UI/ml. O resultado do meu deu alteradissimo 100, 3 UI/ml 😣⬇.


"CA-125 (cancer antigen 125) é um marcador tumoral que se mede no sangue podendo estar presente em alguns tipos de câncer, todavia não é específico, estando relacionado com outras enfermidades (cirrose, endometriose, hepatite, pancreatite, cistos no ovário)ou até mesmo presente em pessoas sadias."

Juntando esses dois (ultrassom e CA 125) ele me deu o diagnóstico: SIM, você tem endometriose!! São cistos nos ovários. Ele me pediu mais um para sabermos se as trompas estavam abertas ou fechadas, a temível histerossalpingografia, resultado: trompas abertas, uffa.

Como eu não tinha dores ainda, o único problema era a possível infertilidade. Ele me deu 2 opções: A e B pra eu decidir qual queria (ele não faria nenhuma das duas, porque era somente obstetra)

A- Você faz uma FIV (fertilização in vitro), assim você vai engravidar; e a grávidez ajudará no tratamento da endometriose;
B- Você faz uma cirurgia, a videolaparoscopia e retira os cistos dos ovários, depois você vai conseguir engravidar naturalmente porque seus ovários vão ficar limpinhos e afinal, o exame esta dizendo que as trompas estão abertas e em perfeitas condições.

Na verdade eu não escolhi nenhuma das opções, já estava voltando pra Suíça, mas se tivesse que escolher sem sombra de dúvidas seria a opção B, gente é claro que meu desejo era engravidar pelos meios naturais, namorando😂. Eu ainda tinha tempo pra decidir, estava com 27 anos e sem dores.

Em novembro de 2013 estava confirmada a endometriose, fiquei chateada mas por outro lado aliviada em saber que as trompas estavam abertas (alegria que durou 8 meses). Voltei para Suíça sem tratamento ainda, apenas com o diagnóstico e chateada né?!





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pós operatório da videolaparoscopia - Endometriose!!!

Boa tarde meninas!!! Como correu tudo bem na minha cirurgia eu tive alta no mesmo dia, graças a Deus à noite já estava em casa. Os primeiros dias Assim que cheguei do hospital comecei a caminhar dentro de casa para ajudar eliminar o gás. Eu revezava em deitar e caminhar rs... No primeiro dia tomei banho com o curativo. Como??? Existe um curativo pós operatório impermeável, então meninas não sofram tentando colocar papel filme, plástico, durex, etc...vende na farmácia mesmo. Assim você consegue tomar seu banho sem se preocupar, pode molhar á vontade. Eu tirei os curativos dois dias após a cirurgia, meus pontos eram colados, a própria cola acabou protegendo o corte, eu apenas secava bem após o banho. Tive um pouco de sangramento nos primeiros dias, como se fosse uma menstruação. E meu intestino só voltou a funcionar 4 dias após a cirurgia (depois dos laxantes, natural que demorasse um pouco para voltar ao normal) Redobrei o cuidado na hora de dormir, fiz um esforço e dormi

Remédio Allurene (Visanne) para endometriose!!!

Boa tarde meninas!!! Vocês já devem ter ouvido falar do remédio Allurene (Visanne na Europa). É um hormônio específico para o tratamento da endometriose que foi recentemente aprovado pela Anvisa (2011). Eu fiz uso dele por quase um ano, mas no ano passado eu decidi parar. Vou contar o motivo. Uns três médicos dos vários que já passei, haviam prescrevido o Allurene, porém eu sou uma pessoa resistente, que só toma remédio em casos extremos, então eu comprei a caixinha dele e fiquei com ela guardada por um ano. Até decidir enfrentar todos os medos dos efeitos colaterais e tentar essa alternativa. Já que a primeira cirurgia tinha sido um fracasso, talvez só me restasse tentar o remédio. Fui super bem no inicio, quase não estava sentindo os efeitos colaterais, uffa!!! Mas aos poucos eles vieram... Meus efeitos colaterais: • insônia e ondas de calor (só nos primeiros dias) • gases • perda da libido (interesse sexual abaixo de zero, sério!) • cansada e deprimida • fraqueza • ir