Pular para o conteúdo principal

O que é endometriose?

Boa noite meninas!!!

Acabei de criar esse blog para compartilhar com vocês tudo sobre a minha endometriose; que aqui seja um lugar para trocarmos informações, e podermos ajudar de alguma forma umas as outras.

Porque um blog sobre esse tema??? Assim como eu, imagino que quando vocês descobriram que tinham endometriose, correram para o google pra saber o que seria isso exatamente?! Então vamos lá, começar do inicio:

O que é endometriose?

A endometriose ocorre quando células endometriais (uma membrana que reveste a parede útero) se desenvolvem fora do utero, indo para vários lugares na cavidade abdominal ou às vezes até em focos mais distantes.
A endometriose mais frequente ocorre no ovario, trompa de falopio, ligamento largo e fundo de saco posterior, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo como bexiga, intestinos e diafragma.
Alguns sintomas indicam que a mulher pode ter endometriose. São eles: cólica menstrual forte, dor na relação sexual, dor entre as menstruações, infertilidade, dor ao defecar ou ao urinar, sangramento na urina ou nas fezes. Cerca de 25 % das mulheres não apresentam sintomas. Caso você tenha estes sintomas, o primeiro passo é consultar um médico ginecologista.
Resumindo, até hoje não se sabe a causa exata da endometriose; pode ser classificada em IV estágios: minima, leve, moderada e grave (endometriose profunda). 
Os sintomas podem variar de infertilidade á colicas e dores fortissimas. 
Tratamento pode ser com medicamentos, cirurgia, fisioterapia, mudança de habitos, etc.
Bom meninas esta ai um resumão do que é a endometriose, agora a próxima postagem vou contar como eu descobri a minha em detalhes.
Bjoss e até a próxima😙

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exames que diagnosticaram a endometriose!

Boa tarde meninas!!! Depois da desconfiança dos endometriomas, chegou a hora de retornar ao Brasil e repetir o exame. Troquei de médico, não sei se foi boa idéia rs (encontrei um bem doido). ● Repeti o ultrassom pélvico (transvaginal), nove meses depois do primeiro e o resultado continuava dando sugestão de endometriomas. ● Para complementar o diagnóstico, o médico me pediu um exame chamado CA 125. O que é o CA 125? É um exame de sangue. O valor de referência tem que ser inferior a 35,0 UI/ml. O resultado do meu deu alteradissimo 100, 3 UI/ml 😣⬇. "CA - 125  (cancer antigen  125 ) é um marcador tumoral que se mede no sangue podendo estar presente em alguns tipos de câncer, todavia não é específico, estando relacionado com outras enfermidades (cirrose, endometriose, hepatite, pancreatite, cistos no ovário)ou até mesmo presente em pessoas sadias." Juntando esses dois (ultrassom e CA 125) ele me deu o diagnóstico: SIM, você tem endometriose!! São cistos nos ovár

Pós operatório da videolaparoscopia - Endometriose!!!

Boa tarde meninas!!! Como correu tudo bem na minha cirurgia eu tive alta no mesmo dia, graças a Deus à noite já estava em casa. Os primeiros dias Assim que cheguei do hospital comecei a caminhar dentro de casa para ajudar eliminar o gás. Eu revezava em deitar e caminhar rs... No primeiro dia tomei banho com o curativo. Como??? Existe um curativo pós operatório impermeável, então meninas não sofram tentando colocar papel filme, plástico, durex, etc...vende na farmácia mesmo. Assim você consegue tomar seu banho sem se preocupar, pode molhar á vontade. Eu tirei os curativos dois dias após a cirurgia, meus pontos eram colados, a própria cola acabou protegendo o corte, eu apenas secava bem após o banho. Tive um pouco de sangramento nos primeiros dias, como se fosse uma menstruação. E meu intestino só voltou a funcionar 4 dias após a cirurgia (depois dos laxantes, natural que demorasse um pouco para voltar ao normal) Redobrei o cuidado na hora de dormir, fiz um esforço e dormi

Remédio Allurene (Visanne) para endometriose!!!

Boa tarde meninas!!! Vocês já devem ter ouvido falar do remédio Allurene (Visanne na Europa). É um hormônio específico para o tratamento da endometriose que foi recentemente aprovado pela Anvisa (2011). Eu fiz uso dele por quase um ano, mas no ano passado eu decidi parar. Vou contar o motivo. Uns três médicos dos vários que já passei, haviam prescrevido o Allurene, porém eu sou uma pessoa resistente, que só toma remédio em casos extremos, então eu comprei a caixinha dele e fiquei com ela guardada por um ano. Até decidir enfrentar todos os medos dos efeitos colaterais e tentar essa alternativa. Já que a primeira cirurgia tinha sido um fracasso, talvez só me restasse tentar o remédio. Fui super bem no inicio, quase não estava sentindo os efeitos colaterais, uffa!!! Mas aos poucos eles vieram... Meus efeitos colaterais: • insônia e ondas de calor (só nos primeiros dias) • gases • perda da libido (interesse sexual abaixo de zero, sério!) • cansada e deprimida • fraqueza • ir